O que você entende por amigo?
O que você entende por amor?
É engraçado, que quando se fala em amar alguém, se fala de fazer tudo pela pessoa. Mas o triste é que algumas pessoas não entendem que esse tudo, também é dizer "NÃO". Acha que só por que ama, é obrigado a fazer e concordar com tudo o que o outro faz. O tempo todo vejo casais se destruindo, por que não sabem amar de verdade. Vão entregando tudo o que tem, e quando o relacionamento termina, o que sobra são os corações em pedações, mágoas, sentimentos ruins, tristezas... e em quem cai a culpa? No amor.
E entre amigos? Que acha que só por que é amigo, tem que fazer e cometer todos os erros do outro. "Por que você é meu amigo, tem que sair beber comigo, tem que usar drogas, frequentar lugares impróprios. Tem que aceitar tudo do jeito que eu quero. Afinal você é meu amigo não é? Tem que aceitar o jeito que eu te trato, seja te respeitando ou não, tudo por que você é meu amigo e disse que nunca me deixaria" Mas pera ai, onde está escrito que ser amigo, ou namorado, ou em qualquer tipo de relação, a pessoa pertence a você?
As pessoas deviam analisar muito mais suas formas de tratar seus relacionamento, antes de dizer que o amor não existe, ou que amigos são todos falsos, e não se pode confiar em ninguém. Isso é o que a sociedade te ensina a acreditar.
Mas eu sei, que assim como eu, exitem pessoas que acreditam.
Acreditam sim, não por que não tiverem experiências dolorosas. Sou quase especialista em me apegar aos amigos, e depois ver muitos indo embora. Relacionamento então? Quantas vezes ouvi um "vou estar em você em todos os momentos", e logo depois os vi desistir. Mas quem nunca se decepcionou, que atire a primeira pedra.
Mas a questão aqui é simples, quando você passa por decepções e busca a cura no lugar certo, você passa a entender o que realmente significa amar.
Deus nos apresenta esse amor. Esse amor misericordioso, cheio de pureza, verdade, liberdade. Deus é aquele que vai te curar de toda dor, te dar um novo começo, e então te ensinará como se deve amar de verdade.
Jesus nos amou de verdade. Nos amou da forma mais sincera que alguém pode amar. Ele fazia o que era certo. Ele não tinha medo de contrariar as pessoas, se fosse para salvar a alma delas. Ele não tinha medo de falar não, de repreender, ensinar. Ele fazia tudo por que amava. Ele sabia que era mais cabível causar uma dor momentânea, e até perder seguidores, do que deixar que aquela pessoa caminhasse por caminhos errados. Afinal, Ele não perdoou o cara que era ladrão, e nos últimos minutos de vida, se arrependeu de coração? Ele teve a graça de conhecer esse amor.
Acho lindo a cura de Pedro. Ele negou seu mestre 3 vezes, e Jesus o amava tanto que veio ao seu encontro e pediu que ele repetisse três vezes que amava Jesus. Foi neste instante que a cura de Pedro aconteceu, e ele pode sair e anunciar o amor que havia aprendido.
Outro exemplo que gosto de citar, é quando Jesus irou-se e expulsou os comerciantes do templo. Muitos podem dizer que Jesus agiu com raiva e impulso, e até foi cruel. Mas já pararam para pensar, que Ele antes de tomar essa atitude, ele fez um chicote? Pra fazer esse chicote, Ele demorou algum tempo. Tempo suficiente para refletir na ação que teria a seguir. E Ele fez isso pelo zelo que tinha pela casa de seu Pai. Seu amor pelas coisas do Pai, sempre foram maiores.
Conseguiram compreender?
Ame, mas saiba dizer não. Ame, mas não entregue tudo de si, sem pensar nas consequências. Ame, mas não faça tudo do jeito que o outro quer, por medo de perdê-lo. Ame, mas antes de amar o outro, você precisa amar a Deus. Amando a Deus acima de todas as coisas, você vai poder amar o outro com amor doação. Que você doa. E quando você compreender o amor de Deus, não vai aceitar qualquer tipo de amor. Vai querer ao seu lado, alguém que também ame a Deus acima de tudo. E por isso, os dois irão se respeitar. Os dois saberão que se for preciso dizer não ao outro, dizer palavras duras, agir com firmeza e doçura, vão entender. Por que sabem, que antes de amar um ao outro, é preciso cuidar para o que o caminho do outro chegue ao céu.
E se engana você, que pensa que falei de amor só entre homem e mulher. Esse amor, é amor de família, de amigos, de namorados, casados, enfim.
Esse é o amor verdadeiro. O amor que leva ao céu.
(Érica Camargo)
Nenhum comentário:
Postar um comentário