terça-feira, 25 de novembro de 2014

Pessoa Certa, como saber?


Namoro com propósito é aquele que você antes de pedir ela em "namoro", você pede a mão dela em ORAÇÃO e o coração dela em AMIZADE para que futuramente você peça a vida dela em CASAMENTO!


Esses dias, um amigo pediu para que eu escrevesse sobre este tema. E como eu sou uma pessoa curiosa, que sempre está lendo, decidi ir mais fundo no tema. Li vários textos livros, e fiz orações. E então, decidi pegar um pouquinho de tudo que encontrei e juntar neste breve texto.
Hoje em dia, em meios cristãos, muito se ouve o falar de namoro com propósito. Sobre discernimento. Sobre encontrar a pessoa certa.
E, claro que muitas dúvidas surgem nesse tempo. O que é discernimento? Como saber se é essa a pessoa que Deus quer pra mim? Como devo me declarar?
Bom, em um livro chamado o “Dom da Cura – Marcio Mendes”, ele diz o seguinte:

[...] Quando o homem se sente perdido, qualquer coisa o amedronta. Longe de Deus, há sobretudo dois medos que assombram nossos relacionamentos: medo de viver sozinho ( de não encontrar alguém que aceite nosso amor), e o medo de estar com a pessoa errada. 
Mas o Espírito Santo vem em nosso socorro e nos revela o segredo para encontrar a pessoa certa: “ um amigo fiel é uma poderosa proteção: quem o achou, descobriu um tesouro. Nada é comparável a um amigo fiel; o ouro e a prata não podem ser postos em paralelo com a sinceridade de sua fé. Um amigo fiel é um remédio de vida e imortalidade, quem teme ao Senhor achará esse amigo. Quem teme ao Senhor terá também uma excelente amizade, pois seu amigo lhe será semelhante” (Eclo 6,14-17)
O que é o casamento senão o ponto mais alto da amizade entre um homem e uma mulher? O verdadeiro casamento se dá quando os dois percebem que nasceram pra fazer feliz um ao outro. A palavra de Deus garante que quem teme ao Senhor achará essa pessoa. Mais ainda, garante que terá um excelente relacionamento, pois vai encontrar alguém segundo os desejos de seu coração. [...]
[...] Como é bom ter alguém com quem abrir o coração. Quem não quer se sentir só precisa pedir a Deus a graça de aprender a conversar. Namorado e namorada, marido e mulher, precisam aprender a abrir a alma um do outro, a falar sobre o relacionamento, sobre o futuro, sobre o trabalho, filhos, sonhos, tudo. Por que só se ama, aquilo que se conhece. 


Ou seja, o primeiro passo para tudo é o conhecer. Porém, antes de conhecer ao outro, conhecer a si mesmo. Quem você é? O que você espera da sua vida? Quais sonhos você deseja realizar? Quais propósitos você tem?
Como está sua vida com Deus?  Você tem cuidado de suas feridas do passado? Tem criado intimidade com Deus? O que você vai ter pra oferecer quando uma pessoa especial chegar? 
Por isso, é preciso se cuidar. Deixar Deus cuidar. Deixar o Espírito Santo te curar, e guiar seus caminhos. E quanto mais você conhecer o amor de Deus, mais você irá amá-lo. E quanto mais o amar, mais vai querer agradá-lo. E consequentemente você irá se tornar cada dia uma pessoa melhor, uma pessoa que vai saber esperar pela promessa, e quando a promessa chegar, você saberá reconhece-la. Não por que ela tem um corpo perfeito, ou por que ele é o mais bonito, ou por que ela usa salto alto, ou all star, e ele tem barba ou não. Isso são apenas detalhes do que você acha agradável em alguém. São coisas “superficiais”, é aparência externa.
O que vai fazer diferença mesmo, é como você se sente ao lado dessa pessoa. É quando você cria uma amizade, conhece as qualidades, os defeitos. Vive dias bons e ruins, e mesmo assim, você enxerga o melhor dessa pessoa. Você tem ciência dos defeitos, mas procura exaltar as qualidades. Você realmente conhece, e por isso pode dizer que ama.
E quando na amizade começa a surgir um algo a mais? Ai entra o momento da oração.
Mas por que orar? Garanto que marcas nos joelhos doem bem menos, do que coração partido.
É preciso colocar esse sentimento em oração a Deus. Pode ser que esse sentimento aumente ainda mais, ou ele passe. É preciso saber discernir se o que sente é apenas a carência, por que a pessoa te faz bem, ou se realmente o sentimento evoluiu. E principalmente, se ambos sentem a mesma coisa. Numa situação assim, é considerável que ambos conversem sobre seus sentimentos, e se ambos estiverem confusos, entrar em oração. Orar juntos, ter a apalavra de Deus como base, enfim.. juntos criar uma intimidade com Deus, até que Ele confirme o sentimento.
É não é apenas uma oração não. Pode ser meses e meses. Nada de acelerar o passo.
Só deverá ter o pedido de namoro, quando ambos sentirem a confirmação de Deus. Quando realmente ter a certeza que o sentimento que está no coração é amor. Quando você namora, na intenção de casar.
E como saber se é amor? Pegue a bíblia, leia 1Corintios 13. E reflita demoradamente em cada versículo, e deixe o Senhor colocar em seu coração a verdadeira essência do amor. Da caridade. Da doação.
Sim. Namoro com propósito é assim. É uma preparação pra casamento. É saber que  quer e vai passar o resto da sua vida ao lado daquela pessoa.
Por isso é tão importante o conhecer. Saber se os sonhos são compatíveis. Se um saberá ceder pra fazer o outro feliz. Se a felicidade do outro é mais importante que a sua. Se existe essa doação.
Amar não prende a pessoa a nós. Amar é saber que a pessoa mesmo com tantas opções fez uma escolha de estar ao nosso lado. Quando vira nó, quando aperta, quando prende... já deixou e já perdeu todo o sentido de amor.

Mas sabe, tudo isso, são apenas referências. Passos para que não se machuque o coração pulando de um pro outro. É o saber esperar, receber a benção. É ser o melhor, e esperar o melhor. É querer algo eterno.

Meninas, esperem por aquele cara que vai adorar a Jesus ao seu lado. Aquele cara, que vai ler a bíblia com você, vai segurar sua mão e orar. Que vai te abraçar quando você não estiver bem. E você vai sentir que não há lugar melhor para estar.  Que vai te olhar não com desejo, mas com amor. Com carinho. Ele vai olhar pra você, com o brilho dos olhos de quem ama. Ele vai te olhar de um jeito tão puro, que você não vai querer procurar outro olhar.  Ele vai te chamar pra rezar o terço. Vai ir com você na igreja. Vai fazer de tudo pra ver sorri. Vai te apresentar pra família, pros amigos. Vocês vão se desentender passar tempestades, dificuldades. Mas não vai existir orgulho, e haverá o perdão, e só fortalecerá ainda mais o amor de vocês. Vai querer viver um namoro casto e santo com você. Ele vai te honrar, e amar, por que antes de amar você, ele ama a Deus.

Meninos, esperem por aquela garota que sabe que não precisa usar o corpo para conquistar você. Aquela garota que vai ter o olhar mais carinhoso e o sorriso mais lindo. Aquela garota que você olha, e consegue enxergar traços de Maria nela. Aquela garota, que vai estar com você quando você estiver sorrindo, e também quando não puder sorrir. Ela vai aceitar ir na igreja com você, e vai se dedicar a ler a palavra e rezar pelo relacionamento de vocês. Espere por aquela garota, que vai te amar e honrar, e você saberá que ela fará isso, por que antes de tudo ela ama Deus.

E de todos os conselhos que posso dar você é:
Espere por aquela pessoa que se tivesse que escolher entre você e Deus, escolheria Deus. Só que  ama Deus acima de tudo, é capaz de renunciar a si mesmo. E, não procure a pessoa certa, seja a pessoa certa!


(Érica Camargo)

Um comentário:

  1. Lindo texto sabia de algumas coisas sobre isso Mas aprendi mto mais agora e sei do quero e pq quero Nao por carencia mas pelo gosto do amor e do proposito em oracao Obrigado Senhor 😍

    ResponderExcluir